top of page

Lives na Caçadora de Ex-libris em 2025

​LIVE "Por dentro da Biblioteca Histórica do Colégio Pedro II: uma pequena amostra dos ex-líbris presentes em suas coleções” - Busca apresentar a Biblioteca Histórica do Colégio Pedro II e suas coleções especiais,  de forma a desfolhar os múltiplos ex-libris lá presentes. Ressalta a importância dos ex-libris como marcas de propriedade e, também, como marcas de expressão artística. Conclui que a Biblioteca Histórica é um espaço que reúne uma diversidade de obras raras e especiais, com múltiplas potencialidades de estudo e pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, proporcionando ricas experiências e subsídios que materializam a memória e a história de uma época. Apresentado por Tatyana Marques.

​​

LIVE “Ex-líbris: ensino e extensão universitária"- Apresentou as ações desenvolvidas no projeto de extensão Ex-líbris e as técnicas de gravuras, realizado em parceria entre a Seção de Obras Raras da Biblioteca Central, com o professor de Calcogravura do Instituto de Artes, da Universidade de Brasília. No âmbito do projeto foram realizadas aulas expositivas sobre as características e história dos ex-líbris, visitas ao acervo de ex-líbris da BCE, confecção de novos ex-líbris e exposições destes itens. Apresentado por Eduardo Belga e Raphael Diego Greenhalgh.

​

LIVE “MARCAS DE PROVENIÊNCIA EM UMA COLEÇÃO DE EX-LÍBRIS” – Apresenta uma pesquisa sobre marcas de proveniência em ex-líbris. Foram encontradas marcas de propriedade e de uso, como carimbos úmidos; folha de colecionador; dedicatórias, assinaturas e outras anotações. Esses achados permitiram a identificação de entrelaçamentos sociais e históricos referentes ao colecionismo de ex-líbris no Brasil e no estrangeiro. Apresentado por Luiz Felipe Stelling.

​

LIVE "MARCAS DE PROVENIÊNCIA E GÊNERO: UM OLHAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA" - A live abordou a pesquisa realizada sobre marcas de proveniência e a participação feminina no primeiro movimento ex-librista brasileiro, com foco no período de 1940 a 1960. A partir da análise de catálogos de exposições buscou-se compreender como as mulheres contribuíram para o cenário ex-librista nacional, destacando suas trajetórias e o entrelaçamento entre gênero, memória e colecionismo além da importância da representatividade feminina na história do ex-librismo no Brasil. Apresentado por Sarah Campos.

​

LIVE “HERÁLDICA – A LINGUAGEM VISUAL DA IDADE MÉDIA NO SÉCULO XXI” -  nessa live vamos conhecer um pouco sobre a Heráldica que, com raízes na Idade Média, ainda permanece como o mais antigo sistema de identificação visual e simbólico ainda em uso. Sua aplicação como marca pessoal e familiar, em suas origens, e sua forte presença ainda em pleno século XXI. E, evidentemente, sua larga presença no ex-libris. Apresentado por  José Roberto Vasconcelos.

​

LIVE “O PITORESCO (MUSEU) SIMOENS DA SILVA: ORIGEM E DESAPARECIMENTO DE UM MUSEU NO RIO DE JANEIRO " - Em 1957, foi realizado no Rio de Janeiro o leilão do acervo do Museu Simoens da Silva, fundado em 1879 pelo advogado e estudioso Antonio Carlos Simoens da Silva. Considerado um dos museus mais proeminentes da cidade em seu tempo, reunia coleções de arte, ciências e história, formadas ao longo da vida do fundador. Com sua morte, o museu foi desmembrado, passando a integrar a lista de museus descontinuados ou desaparecidos no Brasil. O estudo propõe analisar a trajetória do colecionador, a formação e musealização da coleção, sua difusão e posterior dispersão, destacando como esse acervo, visto por muitos como curioso, raro ou fantástico, oferece novas perspectivas sobre o fenômeno artístico, o colecionismo e a história dos museus no país. Apresentado por Cecilia Ewbank.

​

LIVE “CLICHÊS BRASILEIROS - UMA ABORDAGEM LIVRE E CONTEMPORÂNEA” - Gustavo Piqueira apresenta sua obra Clichês Brasileiros (Ateliê Editorial, 2013), uma narrativa visual contemporânea construída a partir de imagens de um catálogo de clichês tipográficos brasileiros do início do século XX. Utilizando essas antigas matrizes de impressão em madeira e metal, o autor cria uma reflexão irônica sobre os “clichês” da própria história e identidade nacional, abordando desde temas históricos como a colonização, a escravidão e os ciclos econômicos até aspectos do Brasil contemporâneo, marcado por consumismo, desigualdade e alienação. Apresentado por Gustavo Piqueira.

​

LIVE “NO MESMO GALHO COM HELIOS: UMA INSPIRAÇÃO PARA O SEU EX-LÍBRIS” - A trajetória de Helios Seelinger (1878–1965) revela um artista multifacetado e provocador, com forte presença nas artes visuais brasileiras. Sua personalidade marcante e seu estilo irreverente transparecem em obras que transitam entre o humor e a crítica social. Um episódio pouco conhecido de sua vida — sua prisão durante o Estado Novo — será abordado na live, assim como a curiosa história da criação de seu ex-libris, realizada em três fases e com a colaboração de três artistas. Seus autorretratos e caricaturas completam o retrato de um criador singular, que deixou uma marca única na arte nacional. Apresentado por Heloisa Seelinger.

​

LIVE "O FASCÍNIO DOS LIVROS ESQUECIDOS" - Nesta live, vamos mergulhar com ele no universo dos livros esquecidos, suas histórias, redescobertas e fascínio duradouro. Apresentado por Eduardo Heldt Urban, mais conhecido como Evezel.

​

LIVE "ENTRE SABERES E PÁGINAS RARAS: O UNIVERSO DO BIBLIÓFILO LUIZ AMÉRICO LISBOA JÚNIOR" - Nesta live especial, vamos mergulhar no vasto universo de Luiz Américo Lisboa Júnior, que compartilha conosco momentos marcantes de sua trajetória intelectual e afetiva com os livros. A conversa passa por sua preciosa biblioteca luso-brasileira e pelas múltiplas facetas de sua atuação como pesquisador da cultura e da memória. Entre os destaques, Luiz Américo fala sobre sua recente biografia de Catulo da Paixão Cearense, seus estudos sobre teatro português no Brasil, além de comentar brevemente suas investigações sobre a música popular brasileira. Um dos momentos mais especiais da live será a apresentação de seu ex-líbris pessoal e de ex-líbris pertencentes a outras personalidades. Apresentado por Luiz Americo Lisboa.

​

LIVE "TRATAMENTO E DIFUSÃO DAS COLEÇÕES DA BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS FAUSTO CASTILHO" - Destaca as práticas adotadas para a preservação, organização e acesso ao acervo. Serão abordadas as principais ações voltadas à difusão dessas coleções, com ênfase nas exposições realizadas pela biblioteca em especial a dedicada aos ex-líbris. Entre os destaques, estão ex-líbris de significativa relevância histórica e artística, que ilustram o perfil dos antigos proprietários dos livros e sua relação com o universo bibliográfico. A apresentação também discutirá os principais desafios enfrentados na área de tratamento técnico, como a catalogação de obras com características únicas, conservação de materiais frágeis e a mediação entre rigor técnico e acesso público. Apresentado por Danielle Thiago Ferreira e Isabella Nascimento Pereira.

​

LIVE “OS CAMINHOS DA TATUAGEM À GRAVURA”- Sua pesquisa artística, que abrange diversas técnicas de gravura manual, dialoga também com o universo da tatuagem, explorando traços, símbolos e significados que transitam entre a pele e o papel. Suas criações buscam inspiração na fauna e nos festejos do Vale do Paraíba, região onde cresceu. Apresentado por Alexandre Braga.

​

LIVE "COLEÇÃO PRECIOSA: SOBRE AS RIQUEZAS OCULTAS EM NOSSAS BIBLIOTECAS"-  Andréa apresentará uma reflexão sobre a importância dos ex-líbris como marcas de propriedade que revelam aspectos informacionais, gráficos, artísticos e culturais dos livros. Inspirada em seu artigo “Ex Libris: o Design precioso encontrado na Coleção da BIBADM”, ela convida o público a observar com mais atenção as coleções sob sua guarda, destacando o valor simbólico e estético dessas pequenas obras de arte produzidas entre 1870 e 1970. Apresentado por Andrea Freitas.

​

LIVE "OS USOS DO EX LIBRIS: O PÚBLICO E O PARTICULAR" - Nesta live, Pedro pretende explorar os diferentes usos do ex libris presentes em exemplares disponíveis no acervo do museu. Além da variedade estética, será possível notar a versatilidade deste elemento, o ex libris, para a determinação de posse e até transmissão de afeto entre gerações através do livro. Foram selecionados livros de vários séculos, incluindo o livro mais antigo do acervo, de 1489, a fim de mostrar a história abrangente desta prática. Apresentado por Pedro Haenni Zimerman.

​

LIVE “A DEDICATÓRIA NA BIBLIOTECA DO BIBLIOTECÁRIO" - Na live, a bibliotecária Suzane Garcia apresenta sua pesquisa de conclusão de curso na UNIRIO (2022), que analisa as dedicatórias autógrafas em livros oferecidos à bibliotecária Ana Virginia Pinheiro. O estudo revela como esses registros vão além do afeto, funcionando como reconhecimento profissional e memória da Biblioteconomia. Suzane discute as relações entre autores, pesquisadores e bibliotecários, destacando o papel simbólico dessas mensagens na construção da “biblioteca do bibliotecário” e na valorização do serviço de referência. Apresentado por Suzane Garcia.

​

LIVE “COLEÇÃO FLÁVIA E FRANK ABUBAKIR - HISTÓRIA DO NASCIMENTO DE UM EX-LIBRIS” - Nesta live, vamos conhecer a fascinante trajetória da Coleção Flávia e Frank Abubakir e descobrir como nasceu um ex-líbris a partir da história desse casal apaixonado por arte e livros. Um encontro que revela memórias, processos criativos e a importância do ex-líbris como marca de identidade e afeto. Apresentado por Angela Ferreira e Fabio Sapede.

​

LIVE “NA ARTE DO EX-LÍBRIS A IDENTIDADE DO LEITOR” -  Como o ex-líbris pode refletir a identidade do leitor, revelando memórias, símbolos, sentimentos e histórias por meio da imagem. Apresentado por Juliana Cagliari Stefani.

​

Live “Numismática: o fascinante mundo do colecionismo de moedas, cédulas e medalhas” -  Os participantes serão convidados a explorar o universo da numismática — a arte e a prática de colecionar moedas, cédulas e medalhas. A conversa apresentará os principais aspectos desse fascinante campo, revelando como cada peça guarda história, cultura e símbolos de diferentes épocas. Durante o encontro, serão abordados temas como raridades, critérios que determinam o valor das peças, curiosidades, processos de conservação e o que motiva tantas pessoas ao redor do mundo a mergulhar nesse tipo de colecionismo. Uma oportunidade imperdível para quem aprecia memória, arte e pequenos tesouros que atravessam o tempo. Apresentação Felipe Rocha.

​

​

​

bottom of page