Lives na Caçadora de Ex-líbris - 2021
LiIVE " O Latim em ex-llibris: uma introdução" - Objetivo da apresentação é sensibilizar os participantes da live quanto à presença de abreviaturas e de alusões literárias a obras latinas em ex-líbris. Apresentado por Fábio Frohwein de Salles Moniz.
​
LIVE “A figura humana e os artistas de ex-líbris: arte, mitologia e erotismo” - A live trata do corpo humano como um tema na linguagem visual dos artistas de ex-líbris. A figura humana é encontrada em variações de beleza física, nudez e erotismo, personagens mitológicos, e a dualidade da vida e da morte. Apresentado por Luiz Felipe Stelling.
​
LIVE“Ex-libris: sua conservação e restauração como meio para assegurar propriedade, histórico, trajetória e segurança das obras” - "Os tópicos abordados: Por que os conservadores-restauradores precisam se preocupar com a preservação deste elemento?; Tipos de ex-libris mais comuns; Suporte e técnicas; Exemplos de procedimentos de conservação e restauração; O ex-libris da Biblioteca Nacional. Apresentado por Jandira Flaeschen.
​
LIVE "Os Ex-libris no Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional"- Tópicos que serão abordados: 1. O Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN) 2. A pesquisa das marcas de proveniência no CPBN 3. Ex-libris (conceito) 4. Imagens de ex-libris localizados no CPBN 5. Endereços de sites para pesquisar ex-libris. Apresentado por Sílvia Fernandes Pereira.
​
LIVE “A coleção de ex-libris de Alceu de Campos Pupo” - A proposta desta conversa é relatar o contato com a coleção de Ex-Libris de Alceu de Campos Pupo e os resultados decorrentes deste encontro. A coleção era formada por milhares estampas, incluindo rascunhos, provas, duplicatas e variantes, o que dificultaria bastante a identificação e organização. Neste cenário, veio a ideia de utilizar tecnologias da biometria para ajudar no processo de identificação dos ex-libris, contribuindo com dados de propriedade, autoria, técnica de produção, data de utilização etc. Um contato com fins profissionais e acadêmicos acabou permitindo a descoberta de um mundo novo e a curiosidade acabou me incentivando a percorrer os primeiros passos de uma carreira acadêmica. Venha conhecer um pouco mais sobre a coleção deste ex-librista, Apresentado por Liliana Giusti Serra.
​
LIVE "Entre o novo e o velho mundo: a trajetória de Hans Steiner na Gravura Brasileira e sua produção de ex-libris" - Apresentado por Paulo Leonel Gomes Vergolino.
​
LIVE “Ex Libris do Artista Manoel Pastana e seus projetos de arte aplicada e decorativa com Inspiração Amazônica” - A temática aborda o artista Manoel Pastana, sua produção, processo de expressão e criação artística realizado na cidade de Belém com incursões ao período vivido no Rio de Janeiro, dando ênfase aos projetos de arte aplicada e decorativa e a análise da construção formal e simbólica de seu ex libris. Apresentado por Renata de Fátima da Costa Maués.
​
LIVE “Os ex-libris do acervo bibliográfico raro da Biblioteca da Câmara dos Deputados” - Apresentado por Maria Cristina Rodrigues Silvestre.
​
LIVE de Lançamento da Exposição Virtual "Ex-libris: olhares nas bibliotecas"- As curadoras da exposição Alissa Esperon Vian (@proveniencia), Júccia Nathielle (@vidadebibliotecario) e Mary Komatsu (@cacadora_de_exlibris) lançaram a exposição que reflete a temática dos ex-libris e bibliotecas, em alusão ao dia do bibliotecário.â €
LIVE “Erotismo, arte e memória nos Ex Libris da Coleção dos Museus Castro Maya” - Essa Live apresentou brevemente os Museus Castro Maya, localizados na cidade do Rio de Janeiro e ex libris presentes nas suas coleções bibliográficas, com destaque para os ex libris e perfis do colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya e família, aos quais pertenciam os acervos que deram origem às coleções bibliográficas da Instituição, que faz parte do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Apresentado por Denise Maria da Silva Batista.
​
LIVE “Do Brasão ao Ex-Líbris: a importância da Heráldica no processo criativo das marcas de posse bibliográficas – um testemunho”- A partir do seu próprio percurso, o heraldista e desenhador de ex-líbris português, David Fernandes da Silva, conta como ingressou no mundo do Ex-Líbris, e dá conta do peso do universo heráldico na estética do ex-líbris, desde a origem até aos nossos dias, bem como do seu processo individual de criação das marcas de posse bibliográficas. Apresentado por David Fernandes da Silva.
​
LIVE “O ex-libris da Biblioteca Central da Universidade do Brasil: uma alegoria à sabedoria” - O desenvolvimento da civilização ocidental partiu da sementeira classicista, que se expressa na Literatura, na Arte, na Arquitetura, no Teatro e em outras formas de manifestação do gênio humano. Os valores cultuados entre os gregos e entre os romanos, há mais de 2500 anos, nunca perderam sua importância. Até mesmo a religiosidade clássica mantém a sua atualidade através de apropriações livres dos símbolos mais representativos da mitologia. A deusa Minerva é apenas um exemplo dessa persistência, mas sua relevância vai muito além de ter sigo orago de um povo que sempre valorizou o saber. Apresentado por Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.
​
LIVE "A construção de uma imagem: o(s) ex-líbris do Arquivo Nacional" - Apresentado por Vitor Manoel Marques da Fonseca.
​
LIVE de Lançamento de e-book "Ex-libris de Jorge de Oliveira : a resistência” - O e-book é resultado da live com o mesmo título, realizada no canal do youtube da Caçadora de Exlibris em 21 de novembro de 2020, com a participação de Gerson Witte. Ele nos contou a história de Jorge de Oliveira e da convivência com um dos mais importantes ex-libristas brasileiros. Detalhes sobre a entrevista com o artista, os artigos acadêmicos, das técnicas artísticas e gráficas que utilizava. Também da mágoa pelo esquecimento e falta de reconhecimento para a importância da sua obra. Apresentado por Gerson Witte.
​
LIVE “Revitalização das obras raras e a coleção de Ex-Libris da Biblioteca Pública do Paraná” - Apresentado por Lidiamara Alves da Rosa Gross.
LIVE Bate-papo sobre o livro "Marcas de Proveniência Bibliográfica: um estudo sobre os ex-libris” - Este livro tem suas origens em uma pesquisa realizada durante o ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, as autoras eram aluna e professora. Agora, parceiras de pesquisa e colegas de profissão. O estudo empreendido teve como universo de pesquisa um tipo específico de marca de proveniência bibliográfica: o ex-libris. A obra aborda as temáticas ilustradas nessas pequenas etiquetas, algumas definições e nos desperta conhecer um pouco mais sobre este universo exlibrista. Convidadas: Alissa Esperon Vian e Marcia Rodrigues.
​
LIVE "A Biblioteca do Museu Carlos Costa Pinto e o ex-libris de Margarida Costa Pinto" - Constituição e peculiaridades do acervo da Biblioteca Margarida Costa Pinto, do Museu Carlos Costa Pinto, localizado em Salvador-Ba, com destaque para o ex-libris do acervo bibliográfico do casal Carlos e Margarida, sua tabela de classificação e seus sistemas técnicos próprios. Apresentado por Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos.
​
LIVE “O ex libris da viscondessa de Cavalcanti na biblioteca do Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora - MG)” - A live apresentou o ex libris de Amélia Machado Cavalcanti de Albuquerque, viscondessa de Cavalcanti (1853-1946), abordando a presença dessa “marca de propriedade” na biblioteca do Museu Mariano Procópio, localizado em Juiz de Fora (MG). Traçou algumas reflexões sobre a relação sujeito-objeto, tratando o ex libris como uma marca que representa um indivíduo não somente através da composição da etiqueta, mas também do uso que dela se faz. Apresentado por Priscila da Costa Pinheiro.
​
LIVE “Relato sobre o processo da criação do ex-libris da Biblioteca de Obras Raras da EBA – UFRJ (EBAOR) e o reconhecimento e importância das marcas de proveniência de seu acervo” - Relato sobre o processo da criação do ex-libris da Biblioteca de Obras Raras da EBA – UFRJ (EBAOR) e o reconhecimento e importância das marcas de proveniência de seu acervo. Apresentado por Rosani Godoy e Wanessa Oliveira .
​
LIVE “A biblioteca do Museu Imperial e sua coleção de ex-libris” - Trago um histórico da biblioteca além de breve comentário sobre suas coleções, apresentando o site. Nele, também destaco o catálogo e acervo digital. Lá, mostro a seção dos ex-libris e falo da nossa coleção. Apresento um powerpoint com nossos ex-libris institucionais e alguns pessoais de destaque. Apresentado por Marcio Cardoso Miquelino Filho.
​
LIVE “Marcas de Proveniência no Acervo Raro da Biblioteca Rio-Grandense: estudo sobre os ex-libris presentes nos livros publicados entre os séculos XVI, XVII e XVIII” - Apresentado por Allissa Esperon Vian.
​
LIVE "A Biblioteca da Marinha e o estudo das suas marcas de proveniência” - A apresentação abordará a origem da Biblioteca da Marinha, que tem como acervo formador o Depósito de Escritos da Academia Real de Guardas-Marinhas de Portugal, criada em 1 de abril de 1802, transferida para o Brasil em 1808. Vinda do outro lado do Atlântico, a coleção da primeira instituição de ensino superior do Brasil, com o passar dos anos, agregou obras raras e preciosas, com suas marcas e Ex-Libris, que encontram-se em processo de estudo e identificação. Apresentado por Leniza de Faria Lima Glad e Terezinha de Fatima Puppim dos Reis.
​
LIVE “Ex-libris: pequenas obras de arte que marcam a história e a sua relação com a xilogravura” - Apresentado por Márcia Maria Palhares,
LIVE “Marcas de Proveniência - Fragmentos d-a História do Acervo da Biblioteca do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap)” - Através das Marcas de Proveniência (Carimbos, Ex Libris e Dedicatórias) encontradas nos livros que integram o acervo das coleções da Biblioteca do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul compartilharemos alguns aspectos relacionados à trajetória dessas obras, que se conectam com as vivências dos freis capuchinhos franceses que chegaram em missão religiosa ao Rio Grande do Sul, a partir de 1896, para constituir a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Há 125 anos, a Ordem tem uma atuação comunitária relevante em diversas cidades do Rio Grande do Sul, destacando-se não somente na área religiosa e social, mas também na área da educação e da comunicação. Apresentado por Clarissa Afonso da Silveira.
​
LIVE “Marcas de Proveniência na Coleção Prof. Frederico Edelweiss do "Lugares de Memória" da UFBA” - Constituída de valioso acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, o espaço informacional “Lugares de Memória”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente abriga dezenove bibliotecas privadas, doadas por bibliófilos, professores e pesquisadores dessa Universidade. O presente trabalho destaca alguns exlibris e marcas de proveniências das obras mais relevantes da Coleção Prof. Frederico Edelweiss. Este Ilustre historiador e bibliófilo, mestre da língua Tupi, formou uma riquíssima biblioteca brasiliana com livros dos séculos XVI ao XX. Um acervo com obras de reconhecida raridade, a coleção é composta de 24.876 livros e 980 títulos de periódicos que versam sobre a História e Cultura Indígenas, História do Brasil e da Bahia, Antropologia do Negro e do Índio, Folclore, Linguística, Religião e Literatura de Viagens. Como instituição universitária, o “Lugares de Memória da UFBA” não fica restrito apenas a preservar seu patrimônio histórico e cultural, mas, igualmente, compartilha esse legado, sendo esta uma de suas missões. Nesse sentido, ressaltamos o valor dessa coleção especial para a pesquisa e para preservação da memória documental do país, além de destacar a relevância dessas obras para a história cultural da Bahia. Apresentado por Maria Alice Santos Ribeiro.
​
LIVE “Ite ad vendentes , et emite vobis - O Ex libris de Jean-Thomas Aubry no acervo da BPEMG” - Na live Afonso vai abordar sobre o acervo de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o projeto de visita técnica e divulgação das coleções, os cursos on line sobre história do livro e das gravuras no livro impresso, nos séculos XV e XVI e sobre uma pesquisa acerca de um dos ex libris do acervo, pertencente ao pároco francês do século XVIII, Jean-Thomas Aubry. Apresentado por Afonso Andrade.
​
LIVE “Ver um mundo num grão de areia: o ex libris como síntese de design” -A gravura como obra original e única. Os gravuristas que me inspiram. As técnicas de collagraph e linogravura. Ex libris passo a passo: desde a ideia até a obra, exemplificado com o ex libris realizado para Evandro Sybine. Apresentado por Margarita Gallo.
​
LIVE “A trajetória do livro através do Ex-Libris: as coleções bibliográficas da Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza” - -O interesse no livro como objeto impulsiona os estudos das marcas de proveniência e de propriedade. Essas marcas apostas nos livros raros são significativas e merecedoras de um olhar especial. Uma delas é o Ex-Libris que pode ser tanto uma marca de proveniência bibliográfica como de propriedade. Pois permite estabelecer o itinerário do livro – identificação de ex-donos (ex-proprietários) e também possibilita constatar as maneiras pelas quais os livros foram de propriedade, lidos e usados. Esta live tem por objetivo apresentar os Ex-Libris identificados nos livros das coleções bibliográficas da Biblioteca Acervos Especiais da UNIFOR. Apresenta os Ex-Libris sob a perspectiva social da raridade, ainda em processo de construção. Esta vinheta pode impulsionar a difusão do livro (objeto) para além do conteúdo e promover conexões entre diferentes bibliotecas e seus respectivos acervos. Apresentado por Ana Wanessa Bastos.
​
LIVE “A extraordinária coleção de obras raras e os ex-libris da Biblioteca Guita e José Mindlin” - José Mindlin, um homem cuja atitude de vida se assemelha com o lema de seu ex-libris deixou um legado, uma biblioteca de um valor histórico, cultural e literário extraordinário, e que agora, conforme seu desejo e de sua esposa Guita, é um patrimônio da USP e do Brasil. A apresentação tem por objetivo contar um pouco da formação da biblioteca, mostrar alguns tesouros da coleção, bem como o ex-libris dos principais formadores dessa Coleção que são os bibliófilos José Mindlin e Rubens Borba de Moraes, e uma amostra de outros ex-libris contidos nas obras desta Biblioteca. Apresentado por Jeanne Bezerra Lopez.
​
LIVE “O Ex-Libris num ateliê de Gravura” - A ideia é abordar as modalidades de gravuras mais usadas para confecção de Ex-Libris, apresentando os equipamentos, ferramentas e processos de trabalho. Apresentado por Fabio Sapede.
​
LIVE “O segredo nas estantes: as marcas de proveniência na Coleção ABC“- O livro impresso traz consigo diversos aspectos importantes como seu conteúdo, traços e características de fabricação, mas, igualmente importantes são as marcas que adquirem ao longo da sua trajetória. A Coleção Academia Brasileira de Ciências, da Biblioteca Henrique Morize, no MAST, traz em seus exemplares Marcas de Proveniência, como dedicatórias, marginálias e Ex-libris, que revelam indícios para contar sua trajetória histórica. Nesta apresentação vamos revelar alguns segredos nas estantes e conhecer algumas .das Marcas de Proveniências presentes na coleção. Magna Loures de Farias Nunes
​
LIVE “Memória da Litografia” -Apresentação da linguagem litográfica e do projeto de catalogação, restauração e impressão de 40 pedras litográficas que pertenceram à Livraria do Globo e que culminou na publicação de livro. A pesquisa foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Cultura de Porto Alegre, como de interesse para “Apoio ao Registro e a Memória”, por permitir visibilidade a este acervo peculiar da memória cultural do Estado e da gráfica brasileira, preenchendo uma lacuna na bibliografia da área, aprovado em edital do FAC e Lei Rouanet. Apresentado por Miriam Tolpolar.
​
LIVE “Ex libris e brasões, um olhar tupiniquim” - A partir da ótica do ilustrador, desenhista e heraldista de ex-libris e brasões, Eduardo Henriques D'Castro, conta o que é o cenário brasileiro da heráldica e como ele influencia e se relaciona com os ex-libris. Pincelando o contexto histórico, o testemunho do artista quer mostrar o caminho entrelaçado destas duas modalidades artísticas que marcam propriedade e individualidade dos brasileiros e lusitanos na idade contemporânea e pós-moderna. Apresentado por Eduardo Henriques D'Castro.
​
LIVE “Stella Maris Bertinazzo: professora, artista e ex-librista” - Abordou os projetos desenvolvidos pela Stella Maris junto ao acervo de ex libris da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB), a partir dos seus relatórios de trabalho, das suas publicações sobre o tema, como o livro "Ex libris: pequeno objeto do desejo" e do acervo deixado por ela e doado por sua família à Seção de Obras Raras da BCE. Conhecemos um pouco da intimidade da Stella Maris, através da Rosangela e Pulika que conviveram quando participaram como participantes do Ateliê de Xilogravura da UnB. Apresentado por Raphael Diego Greenhalgh, Paulo Couto Teixeira, Rosangela Roosevelt.
​
LIVE “Xilopretura: artista gravadora e artista urbana” - A sua história com o ex libris surge ano de 2018 com a encomenda de um carimbo 6x6cm feito para a marca de uma cliente. Ela já havia feito outros ex libris para a Xilopretura, mais pelo desafio mesmo de experimentar pequenos formatos, a partir dessa primeira encomenda já foram diversas outras em que o desejo do cliente era imprimir a identidade da sua marca. Penso que é a resignificação do ex libris que não está apenas nos livros, mas ocupa outros tantos espaços com a mesma função de indicar propriedade. Apresentado por Valquíria Pires (Xilopretura).
​
LIVE “2ª Exposição Internacional "Ex-líbris: marca de uma identidade"- O artista visual carioca André de Miranda, curador desta segunda edição da Exposição Internacional de Ex-Líbris, realizada no MAB – Museu de Arte de Blumenau – SC, apresentou nesta Live o panorama do Ex-Líbris na contemporaneidade, contando sobre a organização da mostra, onde foram expostas 230 ex-líbris de artistas contemporâneos representados por 12 países, incluindo o Brasil. Sobre a homenagem ao ex-librista Alberto Lima que em 2021 completou 50 anos de falecimento e também dos projetos futuros. Apresentado por André de Miranda.
​
LIVE ”Biblioteca Olavo Bilac: O tesouro cultural do Clube Militar” - A Biblioteca do Clube Militar foi instituída em seu 2º Estatuto, datado de 22 de julho de 1901. No ano de 1965, em reverência à memória de Olavo Bilac, por ocasião da passagem da data comemorativa do centenário de seu nascimento, o Clube Militar deu à sua Biblioteca o nome do patrono do Serviço Militar. Por se tratar de uma biblioteca de época e com muitas doações de militares é muito comum encontrar em seu acervo diversas marcas de propriedades, como Ex libris, ex donus, carimbos secos e molhados, dentre outros. Apresentado por Camila Sobreira.
​
LIVE “Biografia de livros: relato de experiência com as coleções especiais da Biblioteca José García Nieto do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro” - Coleções especiais costumam reunir obras raras, geralmente vindas de acervos particulares, cujas páginas apresentam dedicatórias, ex-libris, assinaturas etc. que identificam a trajetória de um documento. Pretende-se, neste encontro, relatar um pouco do trabalho catalográfico na recuperação da trajetória histórica dessas obras singulares. Apresentado por Carlos Alberto Della Paschoa.
​
LIVE “Glossário ilustrado de marcas de Proveniência: trajetória e desafios” - Nesta live, as pesquisadoras do GEPIM falaram sobre a criação do glossário ilustrado e seus desafios. Devido à escassez de recursos em língua portuguesa sobre o tema, o projeto Glossário Ilustrado desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória da Universidade Federal do Rio Grande, traz uma ampla variedade de tipos de marcas de proveniência enriquecido com ilustrações. A publicação em acesso aberto, vem colaborar a demanda dos pesquisadores sobre marcas de proveniência. Apresentado por Alissa Esperon Vian, Marcia Rodrigues, Mariana Briese e Luise Rodrigues.
​
LIVE “Sob a pele dos livros da Coleção Celso Cunha” - Apresenta a Coleção Celso Cunha da Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ e algumas marcas de proveniência desse acervo que integram uma pesquisa de doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ.Apresentado por Rosangela Coutinho.
​
LIVE de Lançamento do Livro "Alberto Lima 1898-1971 - artista, heraldista, ex-librista: homenagem do GELB"- No ano (2021) comemorou os 50 anos de falecimento do artista e ex-librista Alberto Lima. E em sua homenagem o Grupo Ex-líbris Brasil - GELB preparou o primeiro livro totalmente artesanal, com depoimentos sobre o homenageado, as exposições na década de ouro do ex-librismo e os ex-líbris produzidos pelos artistas do grupo. Apresentado por Mary Komatsu e Marcelo da Silva Calheiros.